terça-feira, 8 de novembro de 2011

HEMOCOMPONENTES E HEMODERIVADOS

Hemoterapia é o emprego terapêutico do sangue, que pode ser transfundido com seus componentes (hemocomponentes) ou derivados (hemoderivados)

Hemocomponentes
Os componentes sanguíneos (hemocomponentes) são obtidos através de processos físicos e são eles:
  • Concentrado de hemaceas
  • Plama fresco congelado
  • Concentração de plaquetas
  • Criopreciptado

Existem duas formas para obtenção dos hemocomponentes. A mais comum é a coleta do sangue total. A outra forma, mais específica e de maior complexidade, é a coleta por meio de aférese, que se caracteriza pela retirada do sangue do doador, seguida da separação de seus componentes por um equipamento próprio, retenção da porção do sangue que se deseja retirar na máquina e devolução dos outros componentes ao doador.

Concentrado de hemácias
É composto pelas hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos. É usado no tratamento de anemias, inclusive anemia por perdas de sangue que ocorrem em cirurgias e em pacientes acidentados.
 Concentradode Plaquetas
Plaquetas são as menores células do sangue e ajudam na coagulação, fazendo a hemostasia (estancamento inicial do sangramento). Pessoas com falta de plaquetas, ou com diminuição grande do número de plaquetas no sangue, estão mais propensas a ter sangramentos. Para não sangrar, essas pessoas precisam receber plaquetas preventivamente, ou mesmo quando estão sangrando.

 Plasma                                                                                                                                                     O plasma é parte líquida do sangue e tem diversas proteínas. Ele é usado para tratar pessoas com falta de fatores coagulantes. Existem 13 fatores de coagulação; o plasma contém todos eles. No Brasil, 80% do que se consegue de plasma não é utilizado. Esse excedente é matéria-prima indispensável para a produção dos hemoderivados.


Crioprecipitado
É uma pequena parte do plasma excessivamente rica em dois fatores da coagulação, o fator 1, que é o fibrinogênio, e o fator 8, proteína que evita sangramentos e exatamente o fator que falta em um tipo de hemofilia. A necessidade do crio precipitado é quase inexistente. Ele só é usado em pacientes com grande falta de fibrinogênio, o que é muito raro.

Hemoderivados
Já os derivados sanguíneos (hemoderivados) são fabricados através da industrialização do plasma e são eles:
  • Albumina
  • Imunoglobulinas
  • fatores de coagulação (fator VII, fator VII, fator IX, alem dos complexos protombínicos)

Os derivados do sangue, ou hemoderivados, são produtos obtidos industrialmente a partir do plasma. O plasma é a matéria-prima da produção dos derivados do sangue, que nada mais são do que medicamentos.

Existem pelo menos dez hemoderivados, e para produzir esses medicamentos, o plasma passa por um processo de purificação industrial, através do qual são extraídas essas substâncias protéicas. Um exemplo são as imunoglobulinas, usadas para tratar diversas doenças neurológicas, imunológicas e AIDS. Outro exemplo é o dos fatores 8 e 9, o primeiro usado no tratamento da hemofilia A e o segundo no da hemofilia B.


Fonte:



2 comentários: