terça-feira, 8 de novembro de 2011

MAIS PORQUE USAR SANGUE?

Apesar de toda a evolução da Medicina, ainda não foi possível reproduzir muitas das funções que o sangue exerce no nosso organismo. 

Daí a importância das transfusões em diferentes condições: no atendimento aos politraumatizados e queimados, nas cirurgias, nas infecções e no câncer. 

O sangue é formado por três diferentes tipos de células: 

1. glóbulos vermelhos, ou hemácias 
2. glóbulos brancos, ou leucócitos 
3. Plaquetas 

Os glóbulos vermelhos são as células encontradas em maior número na circulação, sendo as responsáveis pelo transporte de oxigênio por todo o corpo. Sua cor vermelha é dada por uma proteína chamada hemoglobina que se liga ao oxigênio nos pulmões, liberando-o nas diferentes partes do organismo. 

Já os leucócitos desempenham um importante papel de proteção no corpo: reconhecem e eliminam o agente invasor. 

As plaquetas , correspondem a pedaços de células e atuam impedindo as hemorragias ao formar, na parede dos vasos sanguíneos, um tampão sobre o qual o coágulo se deposita. Tendo em mente estas funções diferentes, fica fácil compreender as consequências da diminuição no número de cada uma destas células na circulação. 

Se faltam hemácias, o transporte de oxigênio fica prejudicado, fazendo com que a pessoa se canse durante esforços muito pequenos e seu coração trabalhe acelerado todo o tempo. 

Quando a contagem de plaquetas no sangue diminui, condição conhecida como plaquetopenia, passam a ocorrer sangramentos espontâneos. As gengivas e a pele são locais comumente envolvidos, mas podem acontecer hemorragias internas, de maior gravidade. 

A diminuição dos leucócitos expõe o organismo às infecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário